domingo, 21 de junho de 2015

Aforismos para a história de um jaleco

Durkheim pensou ter encontrado as formas elementares da religião no sistema totêmico. Foi contestado, mas em partes permanece correto. Objetos carregam a aura e em alguns casos, a própria personalidade. Um objeto único, sendo arte, mantém o valor de culto, disse Benjamin. Pode ser um jaleco um totem? Talvez. Uma representação, sem dúvida.

“Leiam-me devagar”, advertiu Nietzsche na Aurora. Pois, um aforismo jamais coincide com a verdade. Ou é uma meia verdade, ou uma verdade e meia. Proclamou Karl Kraus, mestre no estilo alegórico. Alegorias e aforismos são herméticos, escondem a verdade, decifrada apenas por aqueles que têm o espírito livre, de verdades.

Medicina era a quimera de mamãe, pobre coitada. Mas o branco, tal como entre os símbolos de Cruz e Souza penetrou no inconsciente. A pureza branca transformou-se em sangre pútrido, no açougue. Conhecemos Sífiso e sua maldição do eterno retorno, segundo Engels. Mas na ânsia de ser Prometeu e desafiar os deuses na terra e a servidão humana (ou seria o próprio Fausto? Oh dúvida) buscou a profana ciência. O vermelho púrpuro encontrou ressonância no vermelho socialista.

De linho e rosas brancas vais vestido,
Sonho virgem que cantas no meu peito!...
És do Luar o claro deus eleito,
Das estrelas puríssimas nascido.
 (Cruz e Souza)

O jaleco sujo de carne animal foi para o laboratório de anatomia humana. Não poderia haver lugar melhor para compreender a vida e a morte. Odor, formol. Tão materialista, não compreendia a alma e as formas. E ela chegou como um anjo branco, com os mesmos sonhos e desejos. “Demora eternamente, és tão bela”. Dividiu a história tal como Cristo ou a grande Revolução. Paz, pureza, virgem. Do romance ao drama homérico e ao soneto de despedida, de Vinicius, de dor, de saudade.   

 “Nessa altura despertará também a pobre verdade aqui contida, que um dia se picou na antiquada roca de fiar, quando, sem autorização para isso, quis tecer para si próprio, numa arrecadação cheia de talha velha, uma beca professoral.” (BENJAMIN).

É possível substituir o amor pela ciência ou pela política? Ciência como vocação, Weber adverte, também é preciso ter “paixão e devoção apaixonada a uma ‘causa’, ao deus ou ao demônio que a espera”. Livros e putas podem-se levar para cama. Livros e putas tem entre si, desde sempre, um amor infeliz. Livros e putas – notas de rodapé são para uns o que são, para outras, notas de dinheiro na mesa. (Rua de mão única, Benjamin).

Sedex. O jaleco se foi. Habitar outro corpo, com o mesmo calor de adolescente e ficou o vazio. Do realismo para o barroco. Marília sem Dirceu. Os livros e o vinho suplantam momentaneamente a alma vazia. Busca-se calor noutros panos, bocas, corpos... vazios. Utilitarismo econômico mata a vida. Bares cheios, almas vazias.


E para o ódio afogar e o ócio ir entretendo
Desses malditos que em silêncio vão morrendo.
Em seu remorso Deus o sono havia criado;
 O Homem o Vinho fez, do Sol filho sagrado!
  (Sainte-Beuve, Abel e Caim). Blasfêmia.

Nem o tempo messiânico preenche a parusia. Busca-se a ressurreição. Domou o destino pelas mãos, perdeu a felicidade entre os dedos.

Ainda é cedo. Vento no litoral. Pistas. Labirinto. Biografia. 

Nenhum comentário: