sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Você acredita?



Qual o conceito ou, apartir de quê se forma a consciência humana? Se você é idealista talvez acredite na metafísica, numa realidade exterior ao corpo, que o homem seja dotado de criatividade e inteligibilidade sem sofrer influencia do mundo material, ou seja, dá prioridade à mente, ou mundo das idéias ou de Deus... De Platão a Agostinho e por fim Hegel o Idealismo tem provocado um grande e desastroso sentimento mecanicista.

Por outro lado, se você é materislista irá concordar que a consciência é formada a partir do mundo material. As experiências, o contato, a intensidade, a formação, o trabalho; a sociedade em geral nos seus constumes, mitos e tendências (microcosmo), ou nas instituições políticas, econômicas e militares (macrocosmo), determinam de forma incisiva como pensar, o que pensar e quando pensar... e você nem se dá conta disso!

Ok! Depois dessa farofa aí em cima que, confesso, mais complicou do que esclareceu minha intenção, vou tentar separar as sílabas. Enfim, existe um critério para o desenvolvimento da consciência humana e, ainda mais, para o desenvolvimento da consciência critica? Ora, o que leva um homem a aceitar, passivo e omisso todas as regras e conceitos pré estabelecidos pela sociedade e outros tantos como Foucault a duvidar, questionar e dedicar uma vida inteira na tentativa de racionalizar os métodos de domesticação e controle social.

O que leva o ser humano a acreditar ou duvidar? Eu sinceramente ainda nao tenho uma opnião concreta, contudo, arrisco um chute: é muito mais cômodo assistir a tudo isso, um mero espectador, sedentario e adestrado como um cão docil engordando na frente da tv, simplismente passando pela vida, sobrevivendo e não Vivendo. Criticar, desafiar, pensar, brigar é tão mais doloroso... que eu até entendo os passivos.

Serião você, caro leitor, acredita na versão oficial de Pear Harbor? Que o assassinato do presidente Kennedy foi obra de um civil e não de alguem com formação militar ligado diretamente ao governo? Jura??? Acredita que um fã matou John Lenon? É nada!!! Acredita que o governo americano não sabia mesmo do atentado de 11 de setembro antes que este acontecesse? Acredita que tantos musicos criticos do sistema moreram de overdose antes do 30 anos? Aja overdose hein. Acredita mesmo que moreram 6 milhoes de judeus na segunda guerra? Lembrando que a solução final teve início em 1942, portanto 3 anos depois do início da guerra. De onde vieram esses números?

Se você é um bom observador percebeu que a intencão aqui não foi suscitar uma teoria da conspiração ou varias teorias dela. Os passivos já devem me considerar anti-semita, mas você não, você tem um intelecto enorme para entender os motivos desse rascunho, caso contrario não estaria aqui até o final do parágrafo haha. Obrigado. E não acredite.

Nenhum comentário: